×

Guardas Portuários recebem treinamento para atuar em operações de segurança no mar

Guardas Portuários recebem treinamento para atuar em operações de segurança no mar

Agentes da Guarda Portuária da Bahia iniciaram, nesta quarta-feira (06), uma capacitação para abordagens na Baía de Todos-os-Santos. A ação é uma iniciativa da Autoridade Portuária da Bahia – CODEBA, em parceria com a Superintendência Regional da Polícia Federal, que tem como objetivo reforçar a segurança nas áreas portuárias e promover uma atuação mais integrada entre os órgãos públicos.

O diretor-presidente da Autoridade Portuária da Bahia – CODEBA, Antonio Gobbo, destaca a importância da parceria com a Polícia Federal (PF) para reforçar a para a consolidação da política de segurança portuária. “A proposta é ampliar a capacidade técnica dos agentes da Guarda Portuária para atuação em situações complexas, na Baía de Todos-os-Santos e em alto mar, reforçando e ampliando a proteção nesta área que é estratégica para a economia do Estado e do país”.

A capacitação contempla aulas teóricas e atividades práticas, que tratam de temas como prevenção de crimes, abordagens operacionais, controle de acesso, uso progressivo da força e patrulhamento em áreas sensíveis. O delegado da PF e responsável pelo Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM) de Salvador, Márcio Cunha, explica que esta é a primeira etapa da parceria. “Estamos iniciando com noções básicas e disciplinas fundamentais, como manobras de embarcações, para fortalecer essa integração”, detalha.

A Guarda Portuária é composta por cerca de cem agentes que atuam na prevenção e combate a crimes, controle de acesso e fiscalização de atividade nos portos. O chefe da Guarda Portuária do Porto de Salvador, Esdras Nunes, destaca quo treinamento será estendido aos Portos de Aratu e Ilhéus nas próximas etapas. “O treinamento vai nos permitir intensificar o policiamento em toda a área portuária, tanto em terra quanto no mar, com profissionais ainda mais preparados”, destacou.