Guardas Portuários recebem treinamento para atuar em operações de segurança no mar
Agentes da Guarda Portuária da Bahia iniciaram, nesta quarta-feira (06), uma capacitação para abordagens na Baía de Todos-os-Santos. A ação é uma iniciativa da Autoridade Portuária da Bahia – CODEBA, em parceria com a Superintendência Regional da Polícia Federal, que tem como objetivo reforçar a segurança nas áreas portuárias e promover uma atuação mais integrada entre os órgãos públicos.
O diretor-presidente da Autoridade Portuária da Bahia – CODEBA, Antonio Gobbo, destaca a importância da parceria com a Polícia Federal (PF) para reforçar a para a consolidação da política de segurança portuária. “A proposta é ampliar a capacidade técnica dos agentes da Guarda Portuária para atuação em situações complexas, na Baía de Todos-os-Santos e em alto mar, reforçando e ampliando a proteção nesta área que é estratégica para a economia do Estado e do país”.
A capacitação contempla aulas teóricas e atividades práticas, que tratam de temas como prevenção de crimes, abordagens operacionais, controle de acesso, uso progressivo da força e patrulhamento em áreas sensíveis. O delegado da PF e responsável pelo Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM) de Salvador, Márcio Cunha, explica que esta é a primeira etapa da parceria. “Estamos iniciando com noções básicas e disciplinas fundamentais, como manobras de embarcações, para fortalecer essa integração”, detalha.
A Guarda Portuária é composta por cerca de cem agentes que atuam na prevenção e combate a crimes, controle de acesso e fiscalização de atividade nos portos. O chefe da Guarda Portuária do Porto de Salvador, Esdras Nunes, destaca quo treinamento será estendido aos Portos de Aratu e Ilhéus nas próximas etapas. “O treinamento vai nos permitir intensificar o policiamento em toda a área portuária, tanto em terra quanto no mar, com profissionais ainda mais preparados”, destacou.
