Flipelô 2025: Governo da Bahia apoia maior festa literária de Salvador
Governo estadual fomenta a realização de quase 100 feiras literárias nos municípios baianos, dentre elas a Festa Literária Internacional do Pelourinho, que tem início nesta quarta (06)
Reunindo escritores, artistas e o público em geral numa programação que ocupa o Centro Histórico de Salvador, a Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ) celebra sua 9ª edição como o maior evento literário da capital baiana. Este ano, a homenagem principal é ao dramaturgo Dias Gomes, reconhecido por transformar a novela brasileira com obras que mesclam crítica social e poética popular. O Governo do Estado da Bahia apoia a Flipelô por meio das Secretarias de Cultura, Educação e Turismo, com ações que fortalecem o livro e leitura e a diversas manifestações artísticas.
A Bahia é o estado brasileiro que mais realiza feiras literárias. São R$ 24,3 milhões investidos em 81 feiras por meio do edital Bahia Literária, além de 13 eventos com apoio cultural, dentre eles está a Flipelô, que tem a expectativa de atrair 250 mil visitantes durante os cinco dias de programação, movimentando a economia criativa e o turismo cultural da região. A estrutura também gera impacto econômico positivo, com mais de mil empregos diretos e dois mil indiretos criados na edição anterior.
APOIO DA SECULTBA – O apoio da Secretaria Estadual de Cultura (SecultBA) acontece em diferentes áreas do evento. Por meio da Fundação Pedro Calmon (FPC), será levada a programação especial da Biblioteca de Extensão, unidade móvel adaptada que disponibilizará acervo bibliográfico e desenvolverá atividades culturais, tais como: oficinas, jogos educativos e contações de histórias, além do projeto Leve e Leia com doação de livros.
O diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Sandro Magalhães, destaca: “A Flipelô movimentará durante esses dias, setores importantes do livro, da leitura e memória da Bahia. Para o Governo do Estado é um orgulho muito grande fazer parte desse movimento, para tornar a Bahia cada vez mais literária.”
Com apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), foram cedidos espaços para a programação nos largos Pedro Archanjo e Tereza Batista, e na Praça das Artes.
Outro apoio vem da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), que levará à Flipelô apresentações das Cameratas da OSBA nos dias 7 e 8 de agosto.
A Flipelô é apresentada pelo Ministério da Cultura e Fundação Casa de Jorge Amado, conta com o patrocínio da Motiva (através do seu Instituto), Itaú, Banco do Nordeste e Sicoob, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
SERVIÇO
Biblioteca de Extensão, Contação de Histórias com Raí Santana e Leve e Leia na Flipelô
Quando: 07, 08 e 09 de agosto, das 09h às 16h
Onde: Largo Tereza Batista
Apresentação Cameratas da OSBA
Quando: 07 de agosto, às 19h – Quarteto Novo
08 de agosto, às 17h30 – Bahia Cordas.
