×

Metodologias arqueológicas aplicadas na escavação do Cemitério do Campo da Pólvora serão apresentadas em Salvador, na sexta-feira (25)

Metodologias arqueológicas aplicadas na escavação do Cemitério do Campo da Pólvora serão apresentadas em Salvador, na sexta-feira (25)

As inscrições para o seminário “Perspectivas metodológicas: Discutindo fronteiras na arqueologia” podem ser feitas, gratuitamente, até o dia 24 de julho.

A capital baiana sedia, na sexta-feira (dia 25), a partir das 8h30, o Seminário “Perspectivas metodológicas: Discutindo fronteiras na arqueologia”. O encontro acontecerá no auditório do Museu Casa dos Sete Candeeiros, na Praça da Sé, com o objetivo de promover o diálogo entre pesquisadores e a sociedade sobre a necessidade da preservação do patrimônio arqueológico. A atividade é promovida pela empresa Arqueólogos Consultoria e Pesquisa Arqueológica, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e contará com a participação da arqueóloga Jeanne Dias, que abordará as técnicas aplicadas para a localização do maior cemitério de escravizados da América Latina, o Cemitério do Campo da Pólvora.

Este é o terceiro seminário realizado em celebração ao Dia do Arqueólogo, comemorado no dia 26 de julho. No turno da manhã, a programação contará com a presença dos arqueólogos do IPHAN e explanação da equipe do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sobre as inovações nos métodos de datação de materiais arqueológicos históricos.  À tarde serão apresentadas as pesquisas que estão sendo realizadas pela arqueologia contemporânea, seguida da palestra “’Ossos, para que te quero?’: transformações técnicas e epistêmicas na Bioarqueologia”, de Lucas Oliveira, doutorando do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP), que discutirá os métodos da Bioarqueologia e a necessidade de criação de uma legislação própria para a área. Na sequência, o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Luiz Felipe Freire, abordará os métodos e técnicas na arqueologia subaquática. Encerrando a programação, a arqueóloga Jeanne Dias vai proferir a palestra “Para além da extroversão do conhecimento: a arqueologia sob holofotes”, trazendo as metodologias aplicadas na escavação ocorrida no Cemitério do Campo da Pólvora, cujas ossadas foram localizadas em maio deste ano.

Para obter certificado, os interessados que participarem presencialmente deverão efetuar a inscrição até quinta-feira (24/07) aqui. O seminário também será transmitido através do Canal do YouTube do IPHAN.

Card-divulgacao-819x1024 Cultura  Metodologias arqueológicas aplicadas na escavação do Cemitério do Campo da Pólvora serão apresentadas em Salvador, na sexta-feira (25)