×

Mulheres recebem certificação em Salvador

Foto: Thiago Rosarii

Mulheres recebem certificação em Salvador

Programa nacional capacita empreendedoras em áreas de moda, beleza e gastronomia, superando expectativas e fortalecendo negócios locais

Maior programa de formação empreendedora do país com mais de 10 mil empreendedores impactados, o Salto Aceleradora encerra sua primeira turma na Bahia com resultados surpreendentes. Foram certificadas 60 empreendedoras das áreas de moda, beleza e gastronomia pelo programa Salto Salvador. No total, mais de 100 mulheres foram impactadas com a iniciativa na capital baiana.

“O Salto Salvador foi um sucesso. Isso só mostrou o quanto a gente tem negócios potentes com alto nível de crescimento. Tão alto nível, que a empresa parceira já está pensando em como ampliar esse impacto e a gente quer ter mais turma em 2026, iniciar o ano pensando na economia criativa e no Carnaval. Queremos muito continuar ampliando o curso na Bahia e com certeza vem atividades ainda mais impactantes pro Salto e pra quem empreende, as nossas mulheres”, celebra Camila Oliveira, gestora do Salto Aceleradora.

Aos 42 anos, Jaqueline Daiane Calmon é uma das mulheres que receberam o certificado pela conclusão do curso. Há 10 anos, ela criou a Jack Diva Black, empresa de moda afrocentrada, onde confecciona turbantes e acessórios, mas só agora com o curso Salto Salvador, ela pode destravar alguns impasses do seu negócio.

“Foi uma experiência maravilhosa e pra mim o que coroou o curso foram as mentorias. Eu tinha um entrave no meu negócio, que era a questão financeira, e desde a primeira mentoria individual foi muito produtivo. Eu tenho um negócio há 10 anos, mas nunca conseguia organizar essa área de fato e agora eu consegui fazer. Saio do curso realizada”, comenta a empreendedora.

Referência em inclusão produtiva no Brasil, o programa conecta empreendedores a formações, redes estratégicas e soluções para expansão de negócios, com foco no crescimento inclusivo e sustentável. Ao longo dos três meses, Amanda Medina liderou a turma do Salto Salvador, que contou com um ciclo formativo completo, que incluiu mentorias individuais com especialistas, oficinas práticas e vivências empreendedoras. Para ela, os resultados foram além do esperado. “As expectativas ultrapassaram tudo o que eu esperava. A gente tem negócios muito potentes aqui em Salvador e a turma mostrou isso. Foram mais de 100 mulheres impactadas, que realmente aprenderam a usar a ferramenta e como fazer diferença nos seus negócios”, avalia.

O Salto Salvador é uma iniciativa do Salto Aceleradora em parceria com a Pluxee, marca global de benefícios e engajamento para colaboradores, criada pela Sodexo Benefícios, que atua em 31 países e oferece mais de 250 soluções, como o gerenciamento de cartões de alimentação e refeição. Segundo Cláudia Avena, executiva comercial da Pluxee, a empresa tem um olhar especial na promoção de projetos liderados por mulheres. “Estou encantada com a desenvoltura dessas mulheres. Você vê que tem pessoas que não tinham a mínima noção do que é ser um empreendedor, como a questão da precificação, e vendo os depoimentos hoje da evolução delas, estou impressionada com esse resultado.”