Vivência on-line Eneagrama da Personalidade será iniciada na próxima semana
A imersão voltada para o autoconhecimento será mediada pela terapeuta e psicopedagga Marialva Gargur
Você já ouviu falar em Eneagrama da Personalidade? A terapeuta transpessoal e psicopedagoga Marialva Gargur realiza a vivência on-line Eneagrama da Personalidade, uma imersão voltada para o autoconhecimento por meio do estudo de um sistema milenar que descreve nove tipos de padrões psicológicos humanos. Esta será a décima turma da vivência. E as atividades acontecerão em duas etapas nos dias 2 de agosto e 13 de setembro. Ao todo, serão 16 horas de atividades.
O Eneagrama é um sistema ancestral de compreensão da personalidade, descoberto ainda na Grécia antiga, que descreve nove personalidades. Cada tipo está ligado a crenças centrais, motivações profundas, medos e mecanismos de defesa específicos. Mais do que uma simples tipologia, o Eneagrama da Personalidade propõe um caminho dinâmico de autodescoberta e desenvolvimento pessoal, iluminando tanto os potenciais quanto os desafios de cada indivíduo. “Ao revelar aspectos inconscientes da forma de ser e de relacionar do ser humano, é possível reconhecer a si mesmo com mais clareza e, a partir desse encontro, restaurar a harmonia nas relações. É uma ferramenta poderosa para compreender melhor os próprios comportamentos e também de outras pessoas”, destaca Gargur.
A vivência é mediada pela terapeuta e psicopedagga Marialva Gargur, mas o processo de descoberta é individual. “Nós, terapeutas, não dizemos o certo ou errado, mas vamos conduzindo a pessoa para que ela possa chegar a uma personalidade de forma individual. É um trabalho pessoal intransferível. Inclusive eu como mediadora desse trabalho, não interfiro no caminhar dos participantes. Eu oriento, dou as dicas e estratégias, conduzo atividades que convidam a um mergulho dentro de si”, explica a terapeuta.
O Eneagrama Pessoal traz benefícios não só para a vida pessoal do indivíduo, diversas empresas investem na prática terapêutica, reconhecida pelo Conselho Regional de Psicologia, com intuito de melhorar a convivência entre as equipes. “Ter conhecimento dos seus pontos potenciais e traumas ajuda o indivíduo a elaborá-los melhor, principalmente na convivência corporativa“, acrescenta. Segundo a terapeuta, a descoberta do eneagrama leva a uma sensação de liberdade, com o conhecimento de si e possibilidade de ações mais conscientes a partir do seu próprio funcionamento. Conhecimento, inclusive, de traumas de infância que moldaram o ser adulto. “As feridas da infância são marcas vividas de situações que podem reverberar na fase adulta e que contribuíram na construção do ego, principalmente no que diz respeito aos mecanismos de defesa que foram utilizados”, explica a psicopedagoga.
A vivência não pode ser realizada por menores de 21 anos, pois nessa idade o ser humano ainda não possui uma personalidade completamente formada, logo não é possível uma definição do eneagrama. Outro público que é contraindicada a participação são pessoas em sofrimento psicológico. “A vivência retoma coisas do passado, do íntimo, memórias de infância que podem ser gatilhos para essas pessoas”, comenta Gargur, comemorando o fato da vivência já ter ultrapassado as fronteiras geográficas. A executiva da área de educação Roberta Castro, de Ribeirão Preto, tentou varias vezes fazer o curso durante as visitas a Salvador mas não conseguia. Em 2020, participou da vivência on-line. “A gente acha que se conhece e seria capaz de dar uma palestra sobre a nossa pessoa, mas a verdade é que a gente não se conhece. Eu me achava mais boazinha, precisei de um tempo para digerir” relata. Outras edições da vivência também contaram com a participação de integrantes que moram fora do Brasil.
A terapeuta Marialva Gargur já realiza a vivência há mais de 25 anos. A próxima edição contará com um limite de 20 vagas que serão preenchidas através de inscrições via whatsapp, em contato prévio com a própria mediadora que irá avaliar se a pessoa está apta a participar da vivência. A carga horária da atividade é de 16 horas, distribuídas em dois sábados, 2 e de agosto. Além dos momentos em grupo, há também o atendimento individualizado. A vivência possui o instagram eneagramasalvador, onde há depoimentos de participantes e mais informações sobre.
Serviço:
O que? 10ª turma Eneagrama da Personalidade
Quando? 02 de agosto e 11 de setembro (vivência on-line)
Como? Mais informações e inscrições através do Whatsapp (71) 99989-1729
Fonte: Frente & Verso Comunicação Integrada
