Capacitação fortalece papel estratégico da Guarda Portuária baiana
Trinta e um integrantes da Guarda Portuária da Bahia concluíram, nesta sexta-feira (22), em Ilhéus, o Curso de Condutor de Embarcação de Estado no Serviço Público (ETSP). A formação, realizada pela Marinha do Brasil, em parceria com a Autoridade Portuária da Bahia – CODEBA, habilita os agentes a conduzirem embarcações de serviço no desempenho de suas atribuições, ampliando a capacidade operacional da corporação, a atuação na proteção de pessoas e instalações portuárias e reforçando a segurança nas áreas sob jurisdição da Companhia.
O Porto de Ilhéus cumpre um papel fundamental para a região ao viabilizar a chegada de insumos para a indústria moageira, especialmente o cacau, além de garantir o escoamento de minerais e grãos que sustentam a economia regional e nacional. Somente no primeiro semestre deste ano, foram movimentadas aproximadamente 75 mil toneladas de níquel, 30 mil toneladas de lítio e 45 mil toneladas de cacau. Ele também exerce grande influência na potencialização do turismo regional. Para a próxima temporada de cruzeiros marítimos, estão previstas 18 escalas dessas embarcações no Porto de Ilhéus, o que reforça sua importância como porta de entrada de visitantes e estímulo à economia local.

O gerente do Porto de Ilhéus, Gilberto Oliveira, destaca que a segurança destas fronteiras fundamental, considerando que cerca de 90% das mercadorias transitam pelo sistema portuário nacional e fala sobre a importância do treinamento para o patrulhamento das áreas molhadas, prevenindo ilícitos e garantindo a proteção das embarcações que utilizam a infraestrutura portuária administrada pela CODEBA. “A realização do curso representa um marco na valorização da Guarda Portuária e no fortalecimento da atuação da Autoridade Portuária em Ilhéus. A parceria entre a Marinha do Brasil e a Companhia das Docas do Estado da Bahia – CODEBA reafirma o compromisso com a qualificação profissional, a segurança das operações e o desenvolvimento estratégico da região, projetando o Porto de Ilhéus como referência tanto no setor de cargas quanto no turismo marítimo”, afirma.
Durante o curso ETSP, a corporação participou de treinamentos voltados ao patrulhamento, fiscalização e apoio às operações portuárias realizadas no âmbito do porto organizado. Com a habilitação, os profissionais estão aptos a conduzir embarcações de Estado, assegurando maior capacidade de resposta em situações que demandem vigilância, proteção patrimonial e garantia da ordem pública nas instalações sob responsabilidade da CODEBA.



